sábado, 19 de agosto de 2017

Um Dromedário chamado Camelo, falo do Straw

É isso então, Straw, palha, foi um joguinho muito bacana que jogamos ontem a noite. Um filler simples, divertido, rápido que você não quer parar de jogar. Jogo de cartas criado por Richard James, comporta de 2 a 6 jogadores, quanto mais melhor, que dura não mais de 30 minutos, para jogadores a partir dos 8 anos, que na certa é uma ótima opção para jogo família.




 A brincadeira consiste em carregar a mercadorias sobre o dromedário  chamado "Camelo", que suporta uma carga igual no  máximo de 49 pontos. Ultrapassou os 49 pontos, termina a partida, todos marcam os pontos das cartas em sua mão, menos o cidadão que matou o dromedário, pelo excesso de carga.

O "Camelo" é uma carta deixada no centro da mesa, sobre a qual as cartas são depositadas, as demais cartas são misturadas e deixadas no centro da mesa, como a reserva de compras. 

Cada jogador recebe 4 cartas, e deve carregar (colocar) uma sobre o "Camelo", comprando uma nova carta da reserva imediatamente, estas podem ser:



-Mercadorias- cujo valor é a carga colocada sobre o dorso do pobre Camelo, valores diversos de 1 a 10 pontos;
-Lâmpada de Aladim- essa carta vale o peso determinado pelo jogador de 1 a 10 pontos, ótima para aquela sacaneada básica;
-Reverter- reverte o sentido dos jogadores jogarem as cartas, digo, estão jogando cada um na sua vez no sentido horário, com reverse, jogar a partir dela no sentido anti-horário, deveras divertido;
-Copiar- simplesmente copia o valor da última carga jogada, qualquer uma;
-Tapete Mágico- são cartas de valor negativo com diferentes valores, o que diminui o valor somado da carga sobre o "Camelo".
-Palha- a carta, uma só, que permite o jogador detentor encerar a partida imediatamente, pois sobre-carrega o coitado do dromedário, mas diferente da pontuação normal, somente o jogador que lançou a carta, marca os pontos.

É importante manter sempre atualizado o valor da carga depositada, subtraindo valores quando for o caso ou somando cada vez mais. A ideia é deixar alguém na saia justa de não poder evitar, matar pela sobre carga o coitado do "Camelo".

Bom senhores, a diversão foi um ponto forte no jogo, diria surpreendente, pois ao olhar para o jogo, não botei muita fé. Na certa uma ótima dica para aquele inicio ou final de jogatina.

Fica a dica!


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário