quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Em Basar Höyük.

Claro que é sobre jogos de tabuleiro que estou falando. Gosto destes achados, notícias sobre jogos antigos, gosto e leio sobre arqueologia, paleontologia, afinal sou curioso sobre certos assuntos. Bom, voltando ao tema, me parece que falamos do avô  dos jogos, encontrado em um sítio arqueológico no sul da atual Turquia, chamado  Basar Höyük. São 49 peças, segundo os especialistas, pertencentes a um jogo cuja idade foi estimada em até 3100 AC, dai o mais velinho, o avô dos jogos?!

Imagens do sítio na atual Turquia.

Nítido são os dados de quatro faces, que também são usados no jogo Real de Ur, por outro lado, algumas peças de mesmo formato, podem e fazem remeter a ideia de algum jogo. Agora falta achar o manual de regras?? rs...

Olha ai as peças encontradas.

Lembro que para o Jogo Real de Ur, os especialistas juntaram cacos e por fim criaram um mecanismo para fazer funcionar o jogo, inspirado em jogos mais recentes, como os jogos de caminhada de peças a exemplo do conhecido Ludo. Mas tinham o tabuleiro e as peças, agora não, embora tenham encontrado peças similares em sítios da Síria, mas ainda assim vai depender de novos achados, do contrário são peças de um jogo muito antigo, mas dai como de fato funcionava somente ???????..... mostra no entanto que o homem a muito busca se entreter com jogos de tabuleiros.

Jogo de tabuleiro é muita cultura, podem ter certeza, e Höyük é também o nome de um jogo de tabuleiro, diria dos mais interessantes. Para os curiosos, em turco Höyük, significa algo como colina, pequena montanha, sítio antigo.

Fonte: Hypperalergic

Abraço!





Nenhum comentário:

Postar um comentário