domingo, 26 de junho de 2016

Star Realms, deck building.

Que tal jogar Star Realms?...conhece?...já jogou?...digo que é bem bacana, joguinho tranquilo, é fácil  entender o  seu funcionamento, mas é preciso algumas partidas para poder entender sua estratégias, e falando em estratégia, ela muda durante a partida, no começo,  a preocupação é aumentar a capacidade de comprar mais cartas, depois a preocupação é comprar as cartas mais caras e dai formar o deck melhor ( pelo menos é o que se pretende). Por ser um deck building, a aquisição das cartas  passa a distinguir um jogador do outro, capacidade de atacar, obter créditos, varia de jogador para jogador, a assimetria é total.

O tempo de uma partida é estabelecida pelo digamos "comércio"
(representado por mercadores, postos de comércio), e cada jogador começa com 50 pontos por exemplo (varia conforme setup), e este é o alvo do ataque dos jogadores. No jogo a ideia é eliminar os oponentes, reduzindo o comércio a nada..... zero, quando o jogador deixa de participar da partida.
O poder de comércio (cartas como a  figura ao lado), deve ficar visível para todos, desta forma na certa o jogador que acumular mais pontos, passa a ser mais atacado, com o claro objetivo de enfraquecer o cidadão e durante a partida, as alianças surgem e mudam com muita rapidez, muito pior que  o Game of Thrones.

O total de créditos (valor no círculo amarelo) obtidos pelo jogador na sua vez de jogar, vai depender das cartas na sua mão naquele momento, note a carta Embassy Yacht.

O valor indicado pela seta "1", são os créditos para comprar novas cartas, e pode ser somado a outras com este poder,  para adquirir cartas mais caras.

O valor indicado pela seta "2", é quanto o jogador vai recuperar de sua vida (comércio), como o representado pela carta acima. O jogador durante a partida,  não só perde pontos do " comércio", mas também pode ganhar pontos  e aumentar a sua "vida".

A carta ao lado, também dá direito ao jogador, de ativar mais duas cartas de reserva  na sua vez de jogar, direto para a mesa, caso tenha duas ou mais bases ativadas sobre a mesa.
Esta condição, ilustra bem as variáveis e possibilidades de formar combos,  dai resulta em estratégias relativamente destruidoras. É de certa forma o cerno do jogo, a estratégia.






Para destruir o "comércio" dos oponentes, são usadas as cartas com poderes de ataque, como o Viper ao lado, ou estações de combate, onde a força do ataque é o valor no simbolo em vermelho ( no centro inferior da imagem a esquerda).  Este pode ser combinado ou somado com outras cartas com este poder,  e tornar o ataque mais forte para destruir naves ou instalações mais poderosas.

Muitas cartas tem poderes na condição "ou ", onde o jogador deve escolher uma ou outra opção ( imagem a direita).  Pode usar todos os poderes em diferentes funções, ou seja, usar o poder de ataque, depois o poder de compra ou um poder descriminado, condicionado ou não (combos), ou ainda ativar poderes adicionais, desde de que tenha a carta sua mão.



Outras cartas podem ser descartadas, observe o símbolo na figura da carta Trading Post (canto inferior esquerdo,  a lixeirinha),  ao descartar, obtém um poder adicional ( ataque neste caso). Em seguida a carta é descartada do deck do jogador e sai da partida.

Em geral a simbologia nas cartas a de fácil assimilação, e mais uma vez observando a carta Trading Post, o simbolo no canto superior esquerdo (em azul) ou da carta a direita ( símbolo em verde), é condição de que toda carta que tenha  um simbolo neste canto, pode ser usada em combinação (o combo) com outra carta de simbolo igual.

No canto superior direito, temos o custo para comprar esta carta. No canto inferior direito (carta Trading Post),  indica que esta carta é baixada sobre a  mesa e passa ter um poder que equivale a  um escudo.  Explico, para o jogador ser atacado ao ter esta ou outra carta sobre a mesa, o atacante deve primeiro destruir com seu poder de ataque esta carta, igualar ou superar o valor. Sem isso o jogador esta imune a ataques dos oponentes. Caso tenha mais de uma carta baixada nesta condição, deverá primeiro ser privado destes " escudos" para então perder poder de "comércio".


Algumas cartas permitem o jogador descartas cartas para fora do jogo, o que a princípio pode parecer meio incoerente, tem por objetivo reduzir o tamanho do deck do jogador, e assim com frequência ter a sua disposição suas melhores cartas, note a importância desta observação, "reduzir o tamanho do deck", o que é uma ótima estratégia de jogo. se não a chave para a vitória ou disputas muito acirradas.

Dieter (E) e Rogério durante partida.

Bom pessoal a ideia é essa, Star Realms é um ótimo jogo, interativo, divertido e com alguma tensão, um jogo que elimina jogadores, algo por vezes raro, principalmente para os jogadores acostumado aos eurogames, onde nunca ocorre isso. Como as partidas são relativamente rápidas, não é um problema e a eliminação, ocorre  num estágio em que digamos muitos jogadores já estão "pendurados", e o final da partida já se anuncia.




Como podem ver pelas imagens, o trabalho da arte do jogo é muito bacana, envolve e conduz o jogador de certa forma para batalhas espaciais, naves, planetas, tecnologias avançadas. Se pretender ter o jogo, pode  pensar  em colocar sleeves, pois o manuseios das cartas e intenso, dai sua destruição seria rápida.

O jogo é de Robert  Dougherty e Darwin Kastle, comporta dois jogadores, mas cada conjunto de cartas adiciona mais dois jogadores, idade miníma sugerida de 12 anos, com duração de 20 minutos, no entanto a medida que mais jogos de carta são adicionados, o tempo vai aumentando.


Abraço!







Nenhum comentário:

Postar um comentário