terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Batalha de Tuiuti, boletim informativo.

Então amigos, mais um teste rolando, agora com diversos detalhes a mais concluídos, inclusive o exército uruguaio sobre a mesa. Os tabuleiros são os chamados módulos históricos (MH), com são feitos para simular o terreno da região da batalha.

O dispositivo aliado, formado pelo Corpo Uruguaio sob comando de Flores, mais as 3° e 6° Divisão de Infantaria ( Sampaio e Vitorino respectivamente) do exército brasileiro, representa a frente ao norte da posição do acampamento militar em Tuiuti, na chamada "primeira posição".

Geral do cenário ao norte da posição do acampamento.


As tropas paraguaias dos Generais Diaz e Marco são posicionadas por efeito aleatório, porém em pontos pré-determinados, de modo e simular a aproximação destas unidades para o confronto. Quanto mais próximos iniciarem o seu movimento contra o acampamento aliado, mais difícil é para o dispositivo aliado tomar posição e mais tropas paraguaias participam do assalto inicial (1).
As tropas aliadas por sua vez, iniciam em posição de bivaque, salvo a artilharia do 1ºRAC ( Mallet) e o piquete uruguaio brasileiro, sobre a estrada de Humaitá.

A inciativa cabe ao Paraguai, e deve  rolar o dado de ativação( iniciativa), para mover as unidades paraguaias a partir de sua posição inicial. Em seguida as unidades aliadas são ativadas, fazem os primeiros movimentos, estas unidades devem tomar posição para esperar o ataque paraguaio.

A posição do piquete ( histórico), tinha por objetivo 
bloquear a estrada e alertar o acampamento
 sobre qualquer aproximação.
Formado por unidades do Brasil e Uruguai.

Unidades do piquete aliado e do 1° RAC são as únicas prontas para o combate, dai usadas para atacar a infantaria paraguaia. Esta por sua vez,  toma posição quase a frente d 1° RAC, logo após sair do terreno alagadiço por onde fez a difícil aproximação. O batalhão paraguaio, forma linha mas o ataque da artilharia rompe a formação e causa as primeiras baixas da batalha..

Posição da artilharia, no centro da linha aliada.

O alvo da artilharia, já causou efeito.


Então senhores, este é um boletim informativo que pretendo reportar a medida que a batalha for progredindo. As imagens são da disposição das tropas após a primeira rodada, ainda com todos os marcadores auxiliares presentes.


-(1)- O efeito aleatório, ajuda a criar o caos da aproximação por parte das tropas paraguaias, que de fato ocorreu ( histórico), por conta do terreno alagadiço por onde foi conduzida esta marcha. Vai resultar para o jogador que jogar com este exército, formar tropas de forma parcial quando nem todas as suas companhias chegaram no local no momento desejado.

O terreno pantanoso, torna o movimento lento e irregular, resulta em 
atraso de certas unidades e por fim na mistura de unidades de diferentes 
batalhões como indicado pelas setas.


Link para matéria anterior.

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário