domingo, 6 de dezembro de 2015

Ubongo sempre?

O jogo tem sua fama, seus fãs, seus méritos, um euro e abstrato puro sangue, um puzzle jogado contra o tempo que é sem duvida seu ponto alto e mais divertido. Regras simples, leves e rápidas para aprender, afinal é receber um dos cartões a cada rodada, rolar o dado ( um dos jogadores, alternado então a cada rodada) e observar a figura revelada, sacar as peças correspondentes indicadas no seu cartão( diferentes para cada jogador), detalhe assim que jogar o dado, virar a ampulheta e ai são 50 segundos de adrenalina, o jogador deve encaixar suas peças, dentro do espaço geométrico do cartão e nem sobrar espaços, nem ultrapassar a delineação do mesmo.

As regras são praticamente o que citei acima, agora por conta de cada jogador, o jogo requer atenção, dai primeiro usar as peças corretas, depois manusear estas como bem entender ( menos dobrar, rasgar) com o objetivo de encaixar todas as peças de modo a ocupar a figura do cartão.

Cartão com a figura fechada, note a mascara no canto 
esquerdo inferior, duas peças em formato de "L" 
e uma retilínea, devem ser encaixadas 
na figura do cartão como podem ver, esta 
é a ideia central do jogo, o desafio, a missão.


Feito isso é somente quem conseguir cumprir a missão (encaixar as peças), o jogador grita "Ubongo".... quando passa a viver um momento único na vida, tem uma iluminação reveladora, poderá mover o  seu peão estiloso, de zero a quatro espaços (para o primeiro jogador)....mover o peão estiloso, é mover para um campo vazio, dai entender, não ocupado por outro peão, para capturar duas das pedras preciosas para sua coleção, dispostas sobre a linha na qual o peão foi posicionado e na ordem  em que estão nesta linha.

Peão Estiloso.... é não? Note que cada peão ocupa uma 
linha de onde recolhe as pedras de sua coleção.


Aqui cabe a estratégia, o jogador que tem por objetivo fazer coleções de pedras por conta das cores, deve tentar capturar o máximo de pedras de uma cor, afinal no final é a maioria desta contagem que define quem vence, mas capturar diferentes cores (sempre em quantidade) é critério para desempate. Outro detalhe, somente o jogador que conseguir cumprir a missão de fechar a figura no cartão, poderá capturar duas pedras, e quem o fizer mais rápido, tem o bônus de mover mais espaços o seu peão estiloso.

Nota: O movimento do peão estiloso, é diferente para cada jogador, o primeiro poderá mover até quatro espaços, o segundo no máximo três, o terceiro dois, o último (o quarto) um espaço no máximo. Todos podem optar por não mover.

Bom senhores Ubongo é isso ai, agradou, realmente é simples, requer atenção, visão espacial. Acostumar com as peças resulta em velocidade para o jogador..... e no Ubongo isso faz a diferença. Dai a pergunta " Ubongo Sempre ?"... diria que é um bom jogo para estar na coleção, vai agradar a jogadores casuais, inciantes e mesmo gamers não competitivos compulsivos, agrada muito por ser uma corrida contra o tempo e o desafio de encaixar as peças. Embora a coleção de cartões seja grande, fatalmente para quem jogar constantemente ( "vai acostumar"), vai acabar por fazer tudo em tempo recorde, e então o jogo  já não será tão divertido, diria então, que a questão aqui é ser comedido. Bom jogo, melhor para família, dai uma boa opção.

Ampulheta e o dado, este outra peça bonita do jogo.


Autor  Grzegorz Rejchtman, comporta de 2 a 4 jogadores a partir dos oito anos, as partidas são rápidas entre 20 a 30 minutos, os componentes são muito bons, a arte é ótima, e o "peão estiloso", é realmente muito estiloso, uma peça muito bonita.

Outras resenhas clique aqui.

Abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário