sábado, 19 de dezembro de 2015

Tiny Epic Galaxies.....gostei.

Cabe em qualquer canto, caixa pequena, fácil de transportar e até no porta luvas de um carro fica bem fácil aloja-lo. O autor Scott Almes desenvolveu o mecanismo de rolagem de dados e adequou a diferentes temas, o Galaxies que vou abordar, segue na linha da ficção cientifica, mas é possível obter temas como  western ou fantasia entre outros. Comporta de 1 a 5 jogadores, em partidas de 30 minutos, sugerido a partir dos 14 anos.

O mecanismo central é a rolagem de dados, temos também controle de área, jogadas programadas, portanto uma gama bem sortida e combinada perfeitamente. Embora com poucos componentes Tiny Epics agradou e surpreendeu, faz jus aos bons comentários que já havia lido.

Cada jogador recebe sua cartela de "civilização", ou seja, sua galaxia de origem, mais um grupo de naves bem no estilo Flash Gordon e um conjunto de dados D6 ( devidamente caracterizados), vai gerenciar recursos de modo a colonizar e conquistar novos mundos em outras galáxias. O número de dados que o jogador utiliza é relacionado ao nível de desenvolvimento da sua civilização, indicado sobre a cartela de " civilização", assim como quantas naves pode usar, além de um determinado número de PV.  Uma segunda escala marca a cultura desta civilização e o total de energia disponível para mover suas naves.

Cartela da civilização, compacta até demais, serve para controlar o quão avançado
 é sua civilização, o que lhe permite usar mais naves, dados e obter alguns PV. 
Também o quanto de cultura a civilização é avançada e pode ser usada, além da energia, 
que é gasta ao mover as naves ou re-rolar dados.


Sobre o centro da mesa são dispostos as cartas de planetas, cada qual "produtor" de um "recurso" além de um poder específico. Pode ser disputado por tantos jogadores como estiverem jogando ao colocar uma nave sobre a escala de poder, que deve ser percorrida na totalidade para sua conquista. O progresso na escala é pago por influência cultural ou diplomática, sendo o valor do planeta igual os pontos de vitória obtidos, e quanto maior o valor, mais caro será conquista-lo, note na imagem abaixo um planeta com valor 5 e outro de valor 3, a escala do segundo é menor e portanto mais fácil de tomar.

As cartas de planetas são disputadas por seus PV, ao custo de diplomacia 
ou economia. O  jogador recebe recursos como cultura e energia, 
e um poder extra. Os dados são os agentes acionadores 
das ações,  é possível re-rolar dados ao pagar com energia da sua 
escala de recursos.

Os dados  tem nas suas faces figuras relacionadas com ações como mover naves para planetas, avançar a civilização ( estrela) sobre o cartão de civilização, obter energia e marcar na respectiva escala, influência econômica ou diplomática, usados diretamente para avançar seu marcador em um planeta que pretende dominar,  nível de cultura ( mover na escala) e colonizar mundos que é colocar uma de suas naves sobre um dos planetas. São em número de quatro ao inciar a partida, é possível adicionar mais a medida que avançar  sua civilização. Re -rolar dados é permitido ao gastar energia, a primeira é sempre gratuita e sempre tantos dados quantos achar necessário. Como mencionado, os dados são relacionados com as ações, uma vez usados são descartados sobre a cartela central. Não há ordem para sua execução, é permitido repetir ações sem limite.

Os dados sobre o cartão de descarte central, é possível 
trocar dois dados por um resultado em um terceiro dado a escolha.


Um detalhe interessante é usar a cultura, que permite o jogador gastar este " recurso" para repetir durante a rodada uma jogada feita por outro jogador quando este a fizer.

Bom senhores, basicamente é isso, Tiny Epics é um jogo que embora bem compacto tem cara de jogo grande, euro em todos os aspectos, requer um pouco de atenção e algumas rodadas jogadas para começar a fluir  com rapidez. É interativo dai as disputas pelo controle de planetas, e digo ser o tempo gasto ao jogar o jogo um tempo bem gasto, vale pensar em te-lo na sua coleção, atende muito bem a jogadores mais frequentes, embora novatos possam sentir alguma dificuldade, não é nada fora do normal.

Fica a dica!.

Abraço!

Outras resenhas, clique aqui!




Nenhum comentário:

Postar um comentário