domingo, 15 de março de 2015

Carcassonne Dice

Joguei no último encontro do Péricles o Carcassonne Dice. É muito simples, rápido, fácil de explicar, consequentemente para aprender também e é bem divertido.
O tradicional jogo Carcassonne, conta com muitas expansões, cada qual a munir o jogo com novas peças, regras, temas cada qual incrementando o jogo um pouco mais. Se alguém me perguntar se gosto de jogar o Carcassonne?... diria que sim!.... gosto de sua simplicidade, variações e combinações possíveis, agrada a modularidade,  mas não sou de jogar com frequência, prefiro uma partidinha vez e outra.

Olha a beleza do estojo de peças.


Também sempre foi e é um ótimo jogo apara usar como introdução ao mundo dos tabuleiros. Agora  aliado ao jogo original, os caras forma lá e criaram uma versão jogo de dados, ainda mais simples e divertida.

No Carcassonne dice, o jogador rola nove dados, no qual as figuras das faces são os perfis das linhas das cidades, equivalentes das peças do jogo original, têm ainda os meeples a as catapultas. Ao rolar os dados, as figuras de catapultas, representam dados perdidos e passados imediatamente para o jogador a sua esquerda, não servem para nada para o jogador da vez. Os meeples, quando três figuras (três dados), o jogador poderá guardar um dos dados na sua área de jogar e na sua vez seguinte de jogar, rola o dado junto com os demais mas pontua o dobro. Já as faces dos dados, com o perfil estilizado das cidades, são usados para fechar figuras de cidades, como se fossem as peças do jogo original.
O jogador pode também rolar por três vezes os dados, em qualquer quantidade que achar conveniente, enquanto procura montar o melhor conjunto e pontuação.

Componentes.

Uma tabela de conversão indica os pontos obtidos, sempre que uma cidade é fechada. Os pontos são anotados e o jogador que primeiro somar 42 pontos é o vencedor da partida. Simples não é!.... mas é bem isso.
Exemplo de jogada, Uma cidade fechada com quatro peças, 
três meeples, quando então um pode ser 
guardada para pontuar dobro e a catapulta, um dado 
perdido ao aparecer na vez do jogador.


O jogo prima pela simplicidade, já o estojo em formato de meeple, feito em chapa de metal, com alto relevo e tudo mais, a arte bem marcante e típica do Carcassonne, confere ao jogo uma conjunto muito bonito.

Bom se me perguntar " gostou do jogo"... diria que bastante, joguinho de dados bem interessante e agradável, bom para ter na coleção, e com certa frequência poderia vir a mesa para fechar aquela noite de jogatina.

Fica a dica.

Abraço!

2 comentários: