sábado, 29 de novembro de 2014

War Diary + Command + N outras...revistas especializadas em jogos de guerra.

Ganhei já a alguns dias, duas revistas cujo assunto é jogos de guerra. Quem enviou foi o amigo Francisco C. de Aguiar, apaixonado por este tipo de  jogo e história militar, (focado na 2°GM). Francisco ou melhor Seu Francisco, é membro ativo do Soltatino Brasiliano e LuduBellun, grupos de aficionados no assunto, ambos da região de Salto -SP.
Francisco já percorreu os Estados Unidos, justo para visitar museus voltados ao assunto guerra, e nas nossas conversas, mostrou forte conhecimento sobre o assunto e não menos sobre jogos de guerra, roda até o ASL, o fino trato entre os jogos.

Bom as revistas que recebi,  são uma em inglês chamada War Diary e a segunda chamada Command, esta complicou tudo, afinal esta em japonês, mas faz parte do pacote. Este último exemplar acompanhava um jogo de guerra, já conhecido, que trata da Batalha de Moscou.  O jogo  teve uma versão imprima e jogue, mas a versão da revista esta mais completa e detalhada, mapa maior, peças bem boas, enfim um bom exemplar, é a segunda edição publicada inclusive pela GMT.

-01- Exemplos de revistas.


Ai fiquei curioso!!...  fui dar uma conferida no que é possível encontrar sobre o assunto, revistas sobre jogos de guerra, e encontrei muito material interessante. Existe algo como umas quarenta revistas espalhadas pelo planeta a maioria em inglês.
Algumas são voltadas para os jogos de miniaturas, como a Wargames Soldiers e Strategy , outras ficção cientifica, medievais como Medieval Warfare, Napoleônicos no caso da Battlegames, ainda outras  especializadas em um jogo, a exemplo novamente o ASL caso da Le Franc Tireur.
Então já dá para ter uma ideia do que é possível encontrar, para comprar é preciso importar, não tem outro caminho, mas visto não haver algo similar no Brasil e para quem realmente gosta do assunto, são uma boa fonte de informações e também um modo de obter jogos de guerra.

-02- Outros exemplos.

Fonte das imagens 01 e 02 - arquivos de Francisco C. Aguiar

De modo geral as revistas compilam lista de jogos, lançamentos, em algumas é possível obter jogos de guerra anexos. Explicações sobre detalhes, particularidades dos jogos, desenvolvimentos e avaliações, e na grande maioria dos casos, informações históricas sobre batalhas de diferentes épocas, táticas, armas. De básico tudo que você precisa saber sobre jogos de guerra e seu enfoque histórico.




Bom essa é a ponta do iceberg, cabe a você mergulhar nesse universo bacana, que são os jogos de guerra. Uma vez conhecedor desses jogos, você vai acabar sempre por buscar mais informações sobre a história por trás das guerras, por fim acaba em outros hobbys como modelismo militar, dioramas militares, militaria em geral... então se você gosta do assunto, siga em frente.

Bom proveito!

Segue link para você avaliar o assunto por conta própria, pagina da Tactical Wargames e outro no BGG .

Grande abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário