sábado, 22 de novembro de 2014

Infiltration, invasão da Cyber Solutions.

Início da madrugada, hora da cidade dormir, encoberto pela fina garoa que cobre as ruas, mais parecendo cenário de um filme de terror, três figuras atípicas, sinistras, ocultos nas sombras, rompem o silêncio de forma quase inaudível e invadem uma das salas do prédio da Cyber Solutions. Sorrateiros, cautelosamente avançam pelo interior da sala. A fraca luz permite identificar os invasores, são   Mr. White também conhecido como Whiteson, que segue para uma segunda sala,  seguido pelo ciborgue chamado Marilyn ( vulgo Coveiro biônico), enquanto  Hugo Cash ( o Gordo H) é o ultimo a entrar. Não são simples ladrões e não estão atrás de quinquilharias para vender em alguma boca de rato ou trocadas por drogas.
Cada um deles sabe o que esta fazendo ali, roubar informações sobre os synthetic homanoids... curtiu?

Bom Infiltration é isso, cada jogador controla um personagem, sem poderes especiais, apenas um das figuras movidas pelo área de jogar, que são as cartas grandes, inicialmente fechadas, salvo a primeira que começa aberta, ponto de partida dos jogadores.

Coveiro Biônico (e), Whiteson  e Gordo H que bateu a foto.
O lay out do jogo é bem visto nesta imagem.

As ações dos jogadores são,  avançar para uma nova sala, recuar para a sala anterior, fazer download que permite obter peças de DFtokens (que são os pontos de vitória) e Interface, que consiste em interagir com o meio ou seja a ação possível na sala. Também é permitido usar uma carta de item (ao inciar recebe quatro), que é uma ação especial, usada no lugar de uma carta de ação.





O jogo é divido em quatro fases:

A- Escolher ação secretamente, inclui ai a possibilidade de usar uma carta de item;
B- Resolver a ação, a partir do jogador inicial;
C- NPC, fase onde ações do jogo são executadas, representa a reação a invasão do sistema de segurança da Cyber Solutions, quando houver. São ativadas pelas salas abertas pelos jogadores.
D- Fase de segurança, é o time do jogo, literalmente consiste em jogar dadinho e avançar o relógio que marca o tempo da partida. É o tempo que a quadrilha ainda tem, para conseguir roubar informações e fugir do local.

Bom o jogo roda fácil, visto a simplicidade de suas regras, lembra os dungeons ao revelar as salas e executar as ações dentro destas. Um dos objetivos, aliais o principal é fazer downloads, outros secundários, podem ser usar a interface de uma sala para obter alguma vantagem extra. Cada sala ao abrir tem um número X de itens fechados ( DFTokens), sacados aleatoriamente dentre a reserva geral.

Uma vez roubados todos os DF, a sala esta vazia, mas a função Interface pode ser usada. Os jogadores podem obter novas cartas de Itens, em alguma dessas interfaces. Dai que estas cartas podem gerar novas situações, possibilidades como bombas, vírus, deixados em uma sala qualquer, com a clara intensão de prejudicar os outros jogadores, coisa do Coveiro biônico.

Situação passando da metade da partida. Note ao fundo 
cartas anexadas as salas, são a defesa da Cyber em ação.


A sacada ai é que o jogador para ganhar, não necessariamente precisa ter mais peças de DF, basta ele sair antes dos demais jogadores e não ser preso quando o tempo da partida terminar.

Falando em tempo de partida, o Security  Tracker, serve para indicar quem é o jogador inicial da rodada, e também para marcar o tempo que resta para terminar a partida. É ativado na última fase ao rolar o dado, cujo o valor é acrescido no rondel do tracker. Este pode sofrer um incremento extra  por alarmes acionados (que pode ocorrer ao adentrar em novas salas). O tempo contado até 99 no rondel, pode parecer muito ao iniciar a partida, mas  no entanto poderá avançar rapidamente, inclusive provocado pelos jogadores ao acelerar o sistema de alarme. Ai que o jogador vai notar que não poderá escapar do prédio antes da polícia chegar, vai acabar preso se ainda estiver dentro da Cyber Solutions. Na imagem tempo em 71,  você passa a consultar com frequência, para medir suas chances.

Gostou?.... Inflitration é uma experiência bem bacana, existe interatividade, é fácil de aprender e ensinar, o tema é bem colado, a gama de cartas na reserva é grande, dai sempre configurar novas situações, então boa rejogabilidade. Para quem curte esse meio da ficção cientifica, corrida contra o tempo, um pouco de suspense, a imprevisibilidade das jogados dos outros jogadores, regado a aleatoriedade do tempo de partida, Inflitration cumpre muito bem seu papel.  Gostei bastante, o jogo não é demorado, visto a facilidade de seu aprendizado, o material é bem bacana, para quem curte o universo do Android Netrunner, vai associar, mas continua uma opção bem valida é outro jogo  por seus particulares. Não me arrependi em adquirir um exemplar, outro de ficção em minha coleção.

Fica a dica.


Abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário