quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Jogos de Guerra... quem joga?



Brasil... jogos de guerra... não é a praia da maioria dos grupos de jogos no nosso país. Alguns pela complexidade, que com certeza é poucas vezes comparável com outros tipos de jogos. Outros devido ao tempo de duração das partidas, que em geral são longas, mas isso não é regra, para quem curte o ASL bem sabe disso. Outros porque não gostam mesmo do assunto, enfim são N motivos.

Mas convenhamos, também há grupos que gostam e embora esparsos e espalhados pelo Brasil, esses grupos, são formados por pessoas criticas, conhecedoras que vão fundo na história militar, militaria, modelismo militar, agregando diferentes hobbys em torno do assunto central que é a guerra.

O tema é polêmico, afinal parece que você faz apologia a guerra, torce para que aconteça. Mas digo apenas ...parece!!!...o jogador de Wargame, costuma... ou melhor precisa estar informado, ser conhecedor do assunto para efetivamente poder acompanhar e desenvolver o seu hobby. Esse cara é um conhecedor, porque leu N livros, assistiu a diversos documentários, fala e tem grupos de pessoas onde o assunto é abordado, e essa abordagem é por pura curiosidade e entendimento dos fatos, do qual precisa sempre saber um pouco mais.

Por fim sobre a mesa destes grupos, esta o jogo de guerra, que é sem duvida um dos tipos de jogos mais envolventes e ricos em detalhes, onde o planejamento, a tática, a estratégia são o prato principal, muitas vezes levado a níveis de detalhismo, que são simplesmente fascinantes, é ai que reside o interesse dos jogadores de wargames.

Então segue ai para você que gosta do assunto, que tem curiosidade em conhecer este tipo de jogo, uma lista de grupos espalhados pelo Brasil. A postagem não tem por objetivo fazer apologia a ideologias de espécie alguma, é apenas história reproduzida em detalhes nos jogos.

-Clube dos Generais -  o pessoal aqui vai fundo no assunto, vale conhecer, inclusive com jogos .imprima e jogue disponíveis.
-Clube Somnium- outro grupo bacana.
-Triencheira do Chateau - Grupo do Rio de Janeiro.
-Wargame Club Soldatino Brasiliano- do amigo Francisco Aguiar, sediado em Salto SP.
-Tropas Polares - pessoal de Curitiba muito empenhado em jogos de guerra com miniaturas
-Clube Péricles-  de Joinville... é isso, os jogos de guerra cada vez mais presentes
-Tide of Iron Brasil - para aficionados deste jogo, pagina no Face, pessoal espalhado pelo Brasil.
-Conflict of Heroes - para aficionados deste jogo, que é um dos melhores para quem quer começar a jogar, pessoal espalhado pelo Brasil, link para pagina no facebook..
-Clube Paulista de Wargames-
-Wargames Brasilia
-Clube de Wargames BOS- grupo fechado, trata de jogos com miniaturas e destacar o Flames of War.
-Airplanes of Glory- espaço dedicado ao jogo Wings of War.
-Pegasus AAR- espaço dedicado ao jogo de guerra ASL.
-LudoBellum-
-Riachuelo Games- Tradicional empresa envolvida na divulgação e criação de jogos de guerra.


Espaço esta aberto para quem tem um grupo e não esta relacionado na lista acima. Serão adicionadas mais informações em breve.


foto 1
Toma a liberdade de plagiar uma imagem do amigo Francisco 
Carlos de Aguiar, grande apaixonado dos Wargames, 
imagem do seu clube de jogos, 
Wargame Club Soldatino Brasiliano.

Abraço!

2 comentários:

  1. Excelente postagem.

    Jogo:

    -Memoir 44; (tático)
    -Guerra do Anel; (estratégico)
    -Warhammer 40k. (tático)

    Do mais levinho ao mais pesado, respectivamente.

    Valeu!

    Patesi

    ResponderExcluir
  2. Fala Patesi, obrigado, tudo bom com vc? ... pergunto são grupos de jogos? Porque a lista em compilação é para grupos, imagino que devo achar grupos específicos. Se for têm o link desses grupos.

    ResponderExcluir