domingo, 21 de setembro de 2014

Chupacabra!!.. conhece??

É aquele bichinho da criptozoologia, que chupa o sangue dos animais da fazenda. Cara tu não vai acreditar .... ele existe de verdade, jogamos algumas partidas no último encontro aqui no Clube Péricles.

Trata-se de um jogo de dados, mais precisamente 24 dados no qual podem participar de dois a quatro jogadores. Todos os dados tem as mesmas figuras e diria que o conjunto é bonito. A brincadeira consiste em os jogadores lançarem seus dados, confrontarem os demais jogadores, onde o objetivo é lhes roubar dados. Fatalmente vai eliminar jogador, vence quem no final conseguir todos os dados.

Para roubar um dado é preciso conseguir no minimo um dado na sua tirada, com os implacáveis olhos do chupa cabra, quanto mais dados de chupa cabra mais dados poderá roubar. Mas existe um limitador, é preciso conseguir igual quantidade de dados de chupa cabra, ao de animais de um mesmo tipo de um de seus oponentes.

Exemplificando o cidadão chamado Lá lançou seus seis dados e obteve um galo, duas cabras, um boi e dois chupa cabras. Seu oponente Ali, obteve dois bois, duas cabras e duas galinhas, mas nenhum chupa cabras, o que é um problema.
Para capturar um dado, existe uma escala de valor conforme o bichinho representado, onde:

-Pegar um boi, exige dois chupa cabras;
-Pegar uma cabra, basta um chupa cabras.
-Cada chupa cabras rouba até dois galos.



Então ao resolver o confronto entre Lá e Ali, o segundo não pode roubar nenhum dado por não ter nenhum dado. Já Lá com dois chupa cabras pode:
    - Roubar as duas cabras, ou  então os dois galos. Não pode roubar os bois porque roubaria apenas um deles, quando a regra deixa claro que deve roubar todos os dados iguais de um tipo. Então Lá toma dois dados e passa a jogar agora com oito dados e Ali com quatro.


A ideia do jogo é essa, trata-se de um bom jogo filler (jogo de entrada, poderia ser de saída também), é bem interativo, presta a bons momentos de diversão, de fácil aprendizado, muito rápido. Mas uma vez que um jogador estabelecer uma vantagem, com relação a quantidade de dados, muito dificilmente haverá uma reviravolta para apontar o vencedor.

Jogo criado por David Blanchard, Brian Frodema e John Jacobsen. 
Editora Steve Jackson Games, Haywire Group e Edge Entertainment
Idade sugerida miníma 8 anos.
Duração estimada da partida, pelo menos das que jogamos algo de 10 a 15 minutos.

Fica a dica, para quem curte esse tipo de jogo simples e rápido, oferece boa dose de diversão, vai agradar bastante.

Abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário