domingo, 15 de junho de 2014

Vai gostar de dados assim em outro lugar!

Inusitado o título da matéria?... é sim... tens razão! ... nada haver ... também tens razão, afinal estou começando esta matéria apenas olhando esta imagem.

Pois bem, olhando a imagem foi a primeira coisa que pensei, mas por outro lado esta bonito, todo colorido, mistura dos formatos... então você percebe a iconografia.
Cada símbolo remete a algum efeito prescrito em um manual de regras. Ao olhar a imagem surge a curiosidade.... cara que bacana, isso!.... as ações decorrentes de um ícone sobre uma face, não importa quantas faces, estas é apenas a questão da necessidade que o autor sentiu ao criar sua obra, mas o que importa é o efeito, ao lançar o dado você torce para sair o resultado,  no entanto ...nada... deu errado, ou o sucesso foi parcial, ou então ... é isso!!... ganhei, deu certo, principalmente se o lance for o decisivo de uma partida. Bacana isso, é a diversão que um simples lançamento de dados pode oferecer.

No entanto agora já estou divagando um pouco além...dinâmica...quantas possibilidades... de forma simplificada ou temos a sorte ou temos aleatoriedade. No primeiro caso a sorte é bem vinda, mas prefiro ela mais moderada, afinal sempre deve existir alguma estratégia envolvida, eu penso assim e prefiro assim.
Por outro lado, chego agora em meu pesamento a um dos fatores mais bem vindos em um jogo.... a aleatoriedade.
O dado é uma forma bem simples de prover um jogo com este efeito, podemos pensar em cartas também, mas o papo hoje são os dados. E se tem algo que se pode conseguir com eles é a aleatoriedade, ou seja variações, imprevisões, o inesperado ou seja a surpresa. Cada face pode representar uma situação, obrigar a escolhas ou simplesmente variações de um mesmo efeito. Entre estas é a variação de situações é a que gosto bastante, é como se você estive-se amplificando o seu jogo. É ai que reside a possibilidade do autor, incluir em sua obra, novas possibilidades sem ter que incrementar demais o número de componentes. Então senhores veja só o que uma simples peça com quatro, seis ou N faces pode fazer em um jogo.... o dado realmente é o cara.


Abraço!

Fonte da imagem - BGG

Nenhum comentário:

Postar um comentário