terça-feira, 15 de abril de 2014

Tuiuti (2011)

-Autor- Hermes Herbert Müller
-Publicado- Tércos ( Protótipo)
-Idade Sugerida - a partir dos 14 anos
-Número de jogadores - 2 a 4
-Estimativa de tempo de duração - 120 minutos
-Dependência de Linguagem- português

-Categoria - História do Brasil
                   Guerra
                 


-Mecânica - Tabuleiro Modular
                    Contadores e hexágonos
                 


Descrição

A maior batalha travada na América do Sul, é uma dessas batalhas decisivas, um marco pois após ela o exército Paraguaio não pode mais montar grandes ofensivas. É curioso porém que houve uma segunda Batalha de Tuiuti, esta causou grandes estragos no acampamento aliado, mas não mudou o rumo que a guerra tomou após a primeira batalha.
No jogo a ideia é criar com a modularidade a dificuldade de comando que havia na época, principalmente devido as condições de comunicação. O ataque surpresa é simulado e a reação vai depender das ordens dadas pelo jogador, por isso a importância da modularidade, tudo porém controlado por uma mapa. onde os jogadores coordenam suas ações.
O sistema do jogo é o STB ( Tércos) nível Batalhão, que preconiza o efeito aleatório das incertezas do momento da ação, mas também garante efeitos do  combate para as ações tomadas, ou seja atacando ou defendendo. Desta forma o resultado aleatório é complementar ao efeito direto da tabela de combate, esta é a ideia central do STB.
Outro aspecto muito importante foi com relação as informações obtidas para a elaboração do jogo. Com apoio do Gal da Reserva  Júlio de Oliveira Lima Verde, que gentilmente forneceu diversos mapas, dispositivo de tropas, ordens do dia, imagens do local da batalha hoje, foi possível sintetizar com maior fidelidade a área da batalha o que torna possível recriar a batalha com bastante precisão.Fica um especial agradecimento ao General Júlio.



Componentes

-Tabuleiro
-Peças auxiliares
-Peças de unidades militares
-Tabuleiros modulares
-Mapa da área da batalha.
-Manual de Regras

Imagens


Posição avançada em torno da lagoa de Tuiuti.

Centro sul do dispositivo aliado.

Flanco da Laguna Pires

Posição das "bocas de fogo " de Mallet  única posição 
onde um anteparo e vala foram construídas.







Arquivos
-Espaço Tércos no Mundo do Tabuleiro
-Ficha do Jogo na Ilha do Tabuleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário