domingo, 20 de abril de 2014

Ficção Cientifica Brasileira....Galaxis ainda não é jogo de Tabuleiro!

Encontrei esse site e gostei do que vi e li. Que gosto da ficção cientifica eu gosto, somos  habituados e constantemente bombardeados pelo cinema e escritores americanos neste gênero. Também vamos e convenhamos, as produções americanas é só lembrar das novas produções da longeva e sempre nova série Star Treck, são de tirar o folego. Ação constante, um show de imagens que remetem o telespectador a uma viagem para regiões remotas e desconhecidas do espaço.

O gênero ficção cientifica têm apelo a muito tempo no imaginário humano. É lembrar de Júlio Verne que no século XIX já viajava em submarinos ou ia para a lua. Flash Gordon criado por Alex Raymond no início do século XX  parou nas telas de cinema. Depois os alienígenas marcianos ou de outros pontos do espaço atacaram constantemente a terra. O marco da época diria que foi a primeira produção de "Guerra dos Mundos" de H.G Wells refilmado recentemente, com Tom Cruise no papel central.




Passando por "2001 Uma Odisseia no Espaço"  de Arthur C. Clark e Kubrick. O que falar de de Isaac Asimov, um dos maiores escritores do gênero. Star Trek de Gene Rodenberry a serie com o Capitão Kirk, Spock e Cia limitada. O hipnotizante Star Wars lá nos anos 70, levou nós humanos a lugares nunca antes imaginados. Que tal Blade Runner??... o filme foi inovador tal que outras produções posteriores são inspiradas nele até hoje, rapidamente se tornou um clássico.  Não dá para deixar de mencionar a série de livros de bolço sobre as aventuras de  Perry Rodhan, clássico alemão do gênero que no Brasil contou com mais de quatrocentos exemplares e na Europa continua até hoje. passando longe na casa do milhar.

Até aqui é só ficção cientifica dos gringos, mas não é de se espantar Afinal infelizmente o Brasil é um país que investe muito pouco em progresso, pesquisa, mas gasta valores em estádios ( circo)..... faz lembrar o que vi num tele jornal no ano passado...

" Brazil five worldCoup and zero Nobel price".

.... escrito em um cartaz, nas mãos de uma brasileira residindo na Europa, apoiando os protestos contra a corrupção do ano passado aqui no Brasil. Isso não é por falta de capacidade, apenas falta de interesse e de visão.

Mas voltado ao tópico.... achei este site e gostei do que " vi é li" , temos ai pessoas produzindo ficção científica no Brasil. Para escrever um livro sobre qualquer tema ou criar um jogo de tabuleiro, é necessário que o autor tenha um bom conhecimento sobre o tema abordado, isso é básico . Ai é bacana ver que o pessoal que vêm escrevendo livros sobre ficção cientifica brasileira, cujos trechos que li são interessantes e de fácil imersão, com fortes ingredientes de Space opera, mas com pitadas de Brasil, comuns ao cenário brasileiro da nossa época.

A história se passa no século XXV,escrita por Roberto de Sousa Causo, os humanos estão a colonizar uma região da Via Láctea  denominada a Esfera sob responsabilidade da Frota sul americana, mas enfrentam uma ameaça alienígena chamados de Tadais. Estes são desconhecidos pois jamais um humano esteve frente a frente com um Tadai. Apenas os robôs de ataque desta civilização, aventureiros, alienígenas, novos mundos, s/ao o complemento da trama.

Bom esta ai todo o pano de fundo para quem sabe a criação de um jogo de tabuleiro. Poderia ser um jogo onde a luta contra os Tadai seja o foco central, ou a ajuda dos aventureiros a colonias ameaçadas num estilo mais dungeon, não falta conteúdo. Mas seria bacana ver um jogo brazuca inspirado em um roteiro igualmente brazuca, estar disponível para os jogadores brasileiros.

Fica a dica!

Abraço!



Imagem retirada do site GalAxis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário