sábado, 16 de novembro de 2013

Monstros... imagine um vale cheio de monstros.

Então amigos, ontem a noite o Witold apareceu com o jogo Vale dos Monstros do Marcos Macri,  então jogamos. O material do jogo é muito bacana, peças em madeira, cartonados, apenas o tabuleiro ficou tensionado e por isso não plano sobre a mesa. Arte bem bonita, em fim uma produção bacana mesmo.



E o  jogo?
....bom a brincadeira consiste em cada jogador incorporado em um tipo de monstro, cito vampiros, bruxas, fantasmas entre outros, cada qual com um poder específico, como no caso da bruxa para exemplificar, poder mover quatro espaços ao invés de três em comparação  com os demais.

O tabuleiro com casas hexagonais, representa um descampado cercado de matas e montanhas... dai Vale, onde estão dispostos doze acampamento identificados por peças em formato de tenda. Abaixo de cada tenda, uma peça cujo valor vai de um a dose, que  é disposta aleatoriamente na preparação. O valor é a referência para saber quantos ocupantes estão no acampamento, checado uma planilha escolhida ao azar antes de jogar.

Visual do jogo, note que os meeples são os monstros, o tabuleiro em formato hexagonal.

Cada jogador têm oito meeples do tipo que escolheu, destes quatro ao iniciar a partida. Estes são dispostos alternadamente nas áreas de mata do entorno, de onde partem a atacar os acampamentos. Também recebe três cartas, que nada mais são do que uma ação extra de uso e descarte, além de três peças de susto, dai você já começa assustado.

O jogador pode fazer três ações ( entre sete), que são:

- mover, é necessário estar adjacente ao ocupante ou acampamento para continuar a fazer ações;;
- atacar um acampamento, para revelar seus ocupantes que dormiam tranquilamente;
- assustar os ocupantes, cada um ao ser assutado dá ao jogador peças de susto;
- tomar o acampamento, uma vez assustados todos os ocupantes;
- ativar novos membros de seu clã de monstros;
- mover um novo monstro para a mata;
- usar uma carta de ação extra;

O biombo serve para ocultar a quantidade de sustos que você conquistou, além de conter um resumo das ações possíveis.


Nota: é permitido repetir ações;

Bom a ideia e mover para atacar acampamentos, assustar os ocupantes para receber sustos. Uma vez esvaziado o acampamento, ocupa-lo para pontuar ao final da partida. Cada dois sustos também vale um ponto de vitória. A interatividade é um ponto forte do jogo, pois sua ação, permite que outros jogadores também venham a atacar o mesmo acampamento, na intensão de ocupa-lo antes de você.. é lógico.

Note os meeples na posição inicial na mata que contorna o vale, bem no início da partida.


Uma vez esvaziado todos os acampamentos, a partida é finalizada e feita a pontuação, vence quem mais sustos e acampamentos controlar. Vale dos Monstros é um bom jogo, voltado a grupos que gostam principalmente de jogos leves ou famílias.Têm boa interatividade e rejogabilidade, ilustra bem o bom trabalho que o Marcos Macri vêm fazendo.

Informações:

Autor- Marcos Macri
Editora- Galápagos
Comporta de 2 a 6 jogadores;
Indicado a partir dos 10 anos;
Estimativa de tempo 35 minutos;

Witold(E), braço da Jeisy, Dippold e Paulo atentos as explicações.


Abraço!


3 comentários:

  1. Não consegui gostar desse jogo, e também não acho a arte bonita, me parece um pouco amadora e feita as pressas, exceto pelo tabuleiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em parte com relação a arte, parece que foram duas pessoas trabalhando com ideias diferentes...

      Excluir
  2. Foi um dos meus primeiros jogos e eu gostei bastante dele na epoca! Hoje em dia é dificil ele ver mesa por falta de tempo e excesso de opções. Mas é um dos que guardo com carinho!
    Eu acrescento: Ele é um jogo diferente quando jogado com 2 pessoas. O fato de ser um time com dois poderes diferentes adiciona complexidade.

    ResponderExcluir