sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Interatividade... tem que ser é eclético!

Ultimamente no nosso grupo de jogos e digamos de modo geral muito se fala da interatividade. Simplificando  nada mais é do que a participação coletiva do pessoal em torno da atividade. Bom!.... é  o principal motivo das nossas reuniões, as chamadas "jogatinas", ....é justo a interatividade e por conta desta a diversão que o grupo consegue ao jogar.



Até aqui tranquilo... tem muito jogo que é pura interatividade, cito Dixit diria uma excelência quando se fala no assunto (para quem ainda não jogou, esta perdendo), as partidas são em geral uma viagem e por fim  é diversão pura. Ricochet Robot é outro interativo,afinal todos usam tudo sobre o tabuleiro, num formato quase impar de jogo. Mas curioso que ao jogar ocorre um silêncio sepulcral  em torno da mesa, tamanha a concentração do povo ao jogar. Temos então opostos??...diria que não... são interativos por igual, também no Dixit temos um cenário similar.

Bom ai estou chegando no ponto que tem me chamado a atenção... deixar de jogar jogos porque são pouco ou não interativos. Sei que a abordagem  é polêmica, pois cada um joga o que lhe agrada... mas também por outro lado tem gente que joga o que você gosta e o que você dá em troca???

Então a interatividade básica que é a própria reunião do grupo fica como?

Este é ponto que gostaria de chamar a atenção onde queria chegar, o jogo tem que ser interativo, mas o grupo não?

Acredito que cada grupo deve dar espaço para todo tipo de jogo, sou sincero em dizer,  joguei algumas partidas de jogos tipos dungeons e não gostei, mas com certeza jogaria novamente para atender os anseios de quem gosta de jogar.

Por fim... por favor!!!... não estou dizendo que a interatividade não é importante, é de suma importância, mas acho que antes de jogos interativos, melhor um grupo interativo, desta maneira,  regularmente você vai ter uma boa dose de interação, mas tenha certeza é preciso ser eclético.

abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário