domingo, 30 de dezembro de 2012

Um clube!... outros clubes... o que fazer??

Os clubes!....  o porque deste tópico?? ....Porque acabaram de me perguntar diversas coisas  sobre o assunto, então espero que ajude.

Na Ilha sempre fui um dos que mais defendeu a área de clubes, na minha opinião a melhor sacada da Ilha do Tabuleiro. Tantos e em diferentes lugares por todo o Brasil, pipocaram clubes de jogos, uns vingaram e se tornaram potências a exemplo do HG de Brasília, outros tantos são do jeito que seus membros acham melhor e é assim que deve ser.

Mas são mais de quatro mil municípios espalhados pelo Brasil. A grande maioria pequenos e quanto menores, piores as chances de organizar clubes e eventos. Fácil ver, grandes capitais, tem facilidade de reunir pessoas, porem nada excepcional, visto a proporção de sua população e o número de participantes que é bem pequena entre os milhôes de habitantes.

Mas a questão é preocupante nas cidades menores.  E Joinville se encaixa nesta categoria, temos mais de meio milhão de pessoas vivendo aqui, toda sorte de problemas, igual a qualquer  outra cidade  do Brasil, variedade cultural  e nada de muitos de jogadores de tabuleiros.

Paradigma

Primeiro temos um paradigma " jogo de tabuleiro é coisa para criança" e isso é mais que verdadeiro, o povo pensa desta forma, não sabe o que são jogos modernos e na grande maioria das vezes não quer nem saber... bom isso é parte da brincadeira. Se você pensa em montar um clube já deve ter percebido isso.... mas não se preocupe é o mesmo problema em todo lugar e em tudo que se faz envolvendo grupos de pessoas..

Para vencer o paradigma, só tem um jeito, " insistir", você vence aos poucos, todo novo aficionado é uma vitória e um multiplicador, vai ajudar a espalhar a ideia e com o passar do tempo, você percebe o quanto você já fez, ou melhor o quanto o clube já fez.

Os membros

Cada clube tem com certeza suas características próprias, impressas pelos membros. Afinal as individualidades fazem parte do show, cada um com um gosto particular, jogos,estilos. Vai achar grupos onde um Puerto Rico não é bem vindo, no Péricles é sempre um jogo que tem vez e é admirado. Mas mesmo no nosso grupo, temos jogadores de diferentes estilos e isto é mais que normal, eu sou um fá dos jogos de guerra, mas vai botar um HC para rodar...!!??!!.  não passa de três rodadas!
O ideal  é que estes jogadores sejam ecléticos, ou no minimo aceitem jogar o que aparece, pode até não gostar e não jogar mais, mas tem que dar uma ou mais chances aos jogos, ou estilos de jogos ,até porque os outros membros fazem o mesmo ou devem fazer o mesmo, sem isso não funciona, vai cada um para o seu lado que é melhor.

Dias de jogatina

No clube, temos jogadores casuais, jogadores não cadastrados, mas que efetivamente jogam.... cada um faz como lhe for melhor. Temos porém dias fixos para encontros, na minha casa as sextas a noite e aos sábados na casa do Dieter, são eventos regulares, o pessoal sabe que ocorrem e se desejar vem participar. Também temos os cadastrados que nunca aparecem, fazer o que??... não adianta insistir o negócio deve funcionar com naturalidade.

O dia é coisa a ser estabelecida pelos membros, respeitada por todos e com o tempo torna-se uma tradição, um evento que faz falta se não ocorrer, claro sinal que você já esta viciado em jogos de tabuleiros.

Mensalidades

Não cobramos nada, já se discutiu diversas vezes, cobrar uma espécie de mensalidade, mas nunca achamos um formato tolerável. Inclusive penso ser um fator que pode fazer algumas pessoas se afastarem, novatos ficarem na duvida´??... pá já entra pagando!!??... então nunca instituímos nada do tipo.

Pense bem ... é dinheiro, tem que haver controle, um tesoureiro, estatuto, trasnparência, responsabilidade e objetivos que pode ser comprar jogos de forma coletiva, organizar eventos e bancar os custos. Também comprometimento, porque se um paga é ideal que todos membros ativos paguem. É uma situação complexa que pode também ter consequências não desejáveis se for levado com displicência.

Jogos

No grupo alguns tem jogos que são usados nos encontros, outros não tem, mas participam e não é problema, lógico se todos tiverem uma coleção, o acervo fica variado e grande, mas nunca foi restrição e nem deve ser.

O tema dos jogo também deve ser variado, afinal  jogos de um mesmo estilo acaba por vezes sendo chato, então é bom pensar em jogos festivos como Dixit, Molucas, estratégicos como o Puerto Rico, Caylus, cooperativos com o Panic Station, Pandemic e altamente jogáveis como o Race For the Galaxy. Afinal cada dia é um dia e nem sempre jogamos apenas jogos para gastar fosfato.

O povo fala muito dos jogos gateway, também funciona, mas não tome isso como regra, tipo primeiro jogar o Catan, depois Ticket to Raid, depois de algumas participações ...agora pode ser um Puerto Rico da vida.... isso é besteira...
ajuda mas tivemos diversos membros, que chegaram aqui e jogamos logo de cara jogos mais pesados e o cara adorou, diria  a maioria, se o cara tem o gosto pelos jogos vai em frente.

Também é importante deixar claro diferenças entre os jogos que o pessoal sempre jogou e os ditos eurogames, mostre caracteristicas como:

- não eliminar jogadores;
- decisões ao invés de simples rolagem de dados;
- regras simples;
- tempo de duração reduzido;
- variedade de temas;

Eventos e novos membros.

Eventos são uma boa forma de chamar novos membros, tivemos algum resultado, mas nada determinante, muita gente aparece nos eventos, participa, percebe-se que gostou ....mas aparecer nos encontros, poucos. Não adianta perder tempo, a porta esta aberta e cabe ao interessado seguir em frente e dar o ar da graça.

Então no fim a maioria das pessoas vem pelo convite direto, o chamado boca a boca, trabalho formiguinha, convida, mostra os jogos, disputa umas partidas. Destes tem quem vai gostar, abraçar a causa, participar  e seguir com os demais.

Ranking

Quanto a existência de  um ranking, vai do grupo, no Péricles não temos, quem vence, não comemora de forma exacerbada, rola a brincadeira mas sem exagerar...pode ver que nos relatos das jogatinas não é mencionado ou raras vezes quem venceu...o foco é a diversão, a casualidade, e não a disputa.
O pessoal sabe quem é quem, tem jogador que é melhor neste ou naquele estilo, com o tempo vaia saber  que se jogar um Rá por exemplo, a figura aqui... costuma ganhar, mas não existe recusa dos demais em jogar.
Também vais perceber com o tempo que tem jogador que adora repetir jogos e formular estratégias, não é a regra, vai também da quantidade de jogos disponíveis, como temos muitos, repetimos poucos, e particularmente eu gosto desta forma.

Atenção

Se aparecer aquele cara muito competitivo que ainda fica enraivecido por perder uma partida, dá um belo pé na bunda do cara....porque se deixar ele destrói tudo o grupo, não vai perder nada em mandar o tipinho andar. Afinal a ideia é primeiramente, diversão e você vai saber sempre diferenciar se um cara ficou chateado por uma situação ou sempre fica chateado por perder, ...como sempre digo faz parte da vida e imagina ao jogar.

Então este tópico tem por objetivo, dar uns pitacos para você que pensa em montar um grupo de jogo na sua casa, cidade, planeta, com o tempo vai perceber os detalhes que estão envolvidos e o melhor caminho é um passo de cada vez., paciência e dedicação, e alguem vai ter que puxar o trem, tenha certeza disso.


Abraço!

6 comentários:

  1. Valeu Hermes ... Vou tentar jogar um War Game para experimentar, estou pensando em comprar o BOOTS ON THE GROUND, pelo que vi tem regras simples e é possível jogar de 1 (o que sempre foi meu problema, arranjar gente para jogar) se virar o grupo quem sabe não teremos war games também rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante o jogo Paulo, não conhecia!
      Qdo o jogador pega o gosto pelos jogos de guerra, eles são especiais.
      Vale conferir.

      Excluir
  2. Perfeito Hermes...você textualizou o que sempre fizemos empiricamente.

    Principalmente no caso dos muito competitivos e na questão de que cada um tem uma ou mais preferências, mas sempre jogamos o que a maioria quer (lógico que damos chance a todos os outros tipos).

    Parabéns Hermes.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Fausto, diria que todos que tem clube já passaram por estas situações.

    ResponderExcluir
  4. To passando pro isso em Atibaia, com um grupo que estamos engatinhando ainda! tbm nunca pensamos em cobrar, (exceto um vaquinha no dia para comida e bebida) estamos pensando em montar uma jogatina aberta, logo! muito bom o texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Thiago!
      o negócio é a persistência, vais ver com o tempo que a iniciativa vale a pena.

      abraço!

      Excluir