sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Batalha de Sidi Rezegh- regras para avaliação

Senhores tudo bom com vocês? 

Bom já estou atrasado com o proposto sobre este jogo. No  link você encontra o arquivo com as regras para avaliação do Jogo Batalha de Sidi Rezegh. É o primeiro jogo do proposto sistema de jogo, onde poderão perceber os detalhes abordados e enfatizados no jogo e sistema.

Batalha de Sidi Rezegh, foi uma batalha travado no norte da África, mais precisamente na Líbia, região da Cirenaica, que na época era território Italiano, que acabou conquistado pelos Britânicos após a desastrosa ( para os Italianos) Batalha de Beda Fom, que por fim levou ao deserto do Saara uma das forças mais interessantes da II GM, o Africa Korps e seu lendário comandante Erwin Rommel.
Sidi Rezegh era uma pequena pista de pouso a leste de Tobruck, um porto que ficou sobre sitio de tropas do Eixo por mais de 240  dias, e esta batalha, foi parte da operação Cruzado, deflagrada por forças Britânicas  tentando justo liberar as tropas cercadas.


Figura do GAL Rommel junto a UNs do AK


Entre indas e vindas pelo deserto de fato um corredor foi aberto e o cerco foi rompido por um breve period de tempo. É neste ponto que o jogo esta focado. O jogador que jogar com os britânicos deve abrir esta brecha e o jogador do Eixo deve evitar ou conseguir fechar a passagem. Tudo ocorre em três dias de batalha, que equivalem aos dias 19 a 21 de novembro de 1941.

Foi feito levantamento histórico sobre a batalha, consulta a diversos livros, internet em sites em inglês, alemão para justo chegar a um detalhismo que permite reproduzir a batalha. A questão topográfica  de fundamental importância exigiu até uso do Google Earth, para reforçar a ideia sobre o tipo de terreno e aplicar melhor os efeitos deste no jogo.



Trata-se de um jogo nível tático Batalhão, onde cada rodada equivale a um período de 4hrs, um héx equivale a 2,5 Km.
Efeitos de terreno, condições climáticas, são abordadas e tem forte influência no jogo. Condições dia noite, exaustão das tropas devido a fadiga também são considerados e tem seus efeitos aplicados.
A cadeia de comando faz parte da estratégia do jogo, com isso a presença de Generais atribui capacidades ao QG ou para as tropas. Reposição de baixas, reservas, suprimentos também tem sua função e fazem parte do conjunto de elementos do sintema de jogo.

Espero que gostem, pelas regras podem ter uma boa ideia do jogo, lógico não é como jogar, mas para quem já conhece jogos de guerra , vai ser fácil perceber os detalhes.


Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário