domingo, 23 de setembro de 2012

Aether Captains .. interessante... conhecem??

Sempre estou em busca de novos jogos, principalmente os que não são muito falados. Embora já tive-se lido alguns comentários sobre este jogo, foi ficando para trás devido a tantos novos jogos que sempre estão sendo lançados.
Ai vasculhando listagens de jogos imprima e jogue, deparei com o Aether  Captains novamente e confesso que até havia esquecido dele.  Bom.... dei uma olhada, jogo solitário, mas facilmente adaptável para dois jogadores e  inclusive já há uma  lista de discussão para torna-lo multi jogador.
Resolvi fazer uma versão com os arquivos disponíveis e digo que gostei, deu trabalho  confeccionar os cubos. , mas para ter uma idéia valeu. Aether Captains é um jogo  de dados onde o nave do jogador,  uma espécie de Zeppelin blindado chamado HMS Dauntless,  enfrenta um grupo de aeronaves piratas, meio que inspirado em IGM , que deixou o jogo bem bacana.
O jogo tem uma proposta diferente é muito fácil de jogar, rápido e não deixa de ser divertido e curioso quando se joga a primeira vez.
                                                              
                                                               BGG

Componentes:
Seis dados  D6 cuja face tem  representado uma seção do Zeppelin, começando com proa, seções de convés, armas ponte de comando e popa.
Um dado D6 no qual cada face tem a representação de um personagem que por sua vez tem seus poderes durante a rodada;
Seis dados de aeronaves piratas com seis diferentes modelos.  Cada dado comporta justo os seis modelos de aeronaves atacantes, podendo então ter na partida até seis aeronaves iguais atacando, lógico ao rolar os dados devem sair seis faces iguais.
Um dado D12 que é suado para definir todas as situações do jogo.
O jogo
Preparação:
1-      Colocar as seis peças do Zeppelin lado a lado obedecendo a numeração de 1 a 6 contida em uma das faces dos seis dados. Este é o lay out inicial da nave e são colocados sobre o tabuleiro que nada mais é uma representação de nuvens com seis quadrados, onde cada seção do Zeppelin é posicionada.

Disposição das peças , no centro as seis peças ão o Zeppelin,
no entrono estão as aéronaves piratas



2-      Jogar os seis dados de aeronaves piratas, o que aparecer na face superior, são as aeronaves que atacarão o Zepellin. Na regra não diz nada, mas coloque as seis aeronaves alinhadas e role o dado D12 um vez para cada aeronave.
O número que sair é a posição que a aeronave ocupa ao longo do Zeppelin, considerando o valor um , a casa a direita da proa, ao lado da popa. Se mais de uma aeronave ocupar a mesma casa deixar um atrás do outro e todos atacam a mesma seção do Zeppelin.

3-      Lançar o dado de tripulantes ( personagens), de acordo com a face que surgir, este será o personagem ativo durante a rodada e os seus poderes são usados na mesma;
       Fases
1-      Atacar com  piratas;
2-      Mover piratas;
3-      Atacar  ou mover Zeppelin;
4-      Reparos;
5-      Rolar dado do tripulante;

1-      Atacar com piratas- o jogador lança o dado D12 uma vez para cada aeronave pirata. Para ter sucesso seu ataque deve ser maior que o valor em vermelho da aeronave;
Com sucesso  no ataque, jogar o dado D12, que defende o Zeppelin, que deve obter um valor maior que o valor no circulo azul da seção atacada, anulando o ataque positivo .
Se empatar ou perder, a seção sofre danos  e o dado da seção é girado uma vez , vai perceber que o valor azul da seção alterou para um valor maior. Significa que para obter sucesso na defesa, deve tirar um valor maior ainda.

Área atacada que sofreu avaria( ver seção atacada, o simbolo que parece
um asterisco, é simbolo de avaria, quatro deste e o Zeppelin perde.


2-      Após o ataque de todas aeronaves piratas, estas  são movidas obedecendo a seguinte regra ao usar o dado D12:
A-     Valor de 1 a 4 a aeronave é movida um espaço ao longo do Zeppelin no sentido anti horário;
B-      Valor de 5 a 8, permanece atacando a mesma seção;
C-      Valor 9 a 12 a aeronave é movida um espaço no sentido horário;
Nota: se a aeronave esta  nos extremos do Zeppelin, ele passa ao extremo oposto caso tenha que ser movido para uma seção onde não ocorre o casco do Zeppelin.
3-      Atacar ou mover o Zeppelin, é uma escolha do jogador, ao fazer uma ação não faz a outra;
Ao mover deve lançar o dado D12 , obter um valor abaixo de 6 pode mover o Zeppelin um espaço ( dado ) do casco. Desta forma pode proteger seções muito avariadas, ou concentrar a melhor defesa contra  as naves piratas;

Se optar pelo ataque, observar cada seção do casco do Zepellin. Onde houver representação de quadrados negros, significa que pode seer feito um ataque contra as aeronaves piratas, tanto para estibordo como bombordo do diregivel.
Estas armas podem também atacar aeronaves adjacentes em igual distância ao número de quadrados negros.

Para cada sucesso nestes ataques  contra os piratas, lançar o D12 e causar danos nas aeronaves atacantes. Cada múltiplo de três obtido com o valor do dado causa uma avaria nos atacantes. Esta peça é girada conforme o número indicado no dado . Se o valor supera o valor da aeronave esta é destruída;

4-      Reparos- lançar o D12, observe o valor na quarta seção do Zeppelin em laranja., se superar este valor, significa que a tripulação recuperou  uma avaria em alguma seção já atingida. Esta é girada uma vez ao contrário, o que melhora as condições da mesma.

5-      Rolar o dado da tripulação- conforme a figura que sair, este personagem pode aplicar seus efeitos na rodada seguinte, que são :

A-     O Capitão- o dado sempre vale mais 1 na fase 3;
B-      O Diplomata- na fase 1 retira uma das aeronaves atacantes;
C-      O Soldado  Vapor-  na fase 1 vale sempre mais um na defesa;
D-     O Tenente- fase 3 , vale mais no ataque ou movimento;
E-      O Engenheiro- Fase 4, repara uma seção avariada extra;
F-      Tripulante Able- Fase 1 e 3, vale mais um no ataque ou defesa e ou movimento;


Exemplo Capitão

Exemplo Engenheiro,faz um reparo extra.

Final da partida

A partida é disputada até se verificar uma das condições:
A-     Quatro seções do Zepellin com símbolos de avarias, termina a partida e o Zeppelin perde;
B-      Destruir todos os piratas o HMS Dauthless vence;
Bom é isso ai!! ... achei este jogo bem bacana, divertido . Para ser jogado em solitário. Permite ampla gama de variantes e expansões que de fato já ocorrem. Não é difícil jogar em dois pois basta um jogador defender o dirigivel e outro ataca-lo sem maiores mudanças. No BGG, existe já uma lista de discussão para tornar o jogo multi jogador. Esta situação é estimulante e poderia render um jogo ainda melhor usando esta Mecânica criada por  Todd Sanders para criar um sistema de jogo muito divertido.

Espero que  gostem da sugestão de jogo e da resenha.

Autor  Todd Sanders
Idade a partir dos 8 anos
Duração estimada em 20 minutos

Abraço pessoal!!

2 comentários:

  1. Legal que vc colocou algumas fotos da minha versão. Acho um jogo muito legal

    ResponderExcluir
  2. Fala Shamou! Gostei do jogo também, achei a mistura passado, ficção... universo paralelo bem bacana. Andei olhando as outras versões e são bem curiosas também. Jogou alguma???


    abraço!

    ResponderExcluir