quarta-feira, 9 de maio de 2012

Strasburgo

Outro jogo que desde que vi a primeira vez no BGG, fiquei com vontade de conhecer. Pouco comentado, criado por  Stefand Feld,  falo do Strasburgo. ..Bom vamos a uns pitacos a respeito deste bom jogo.



Capa do jogo.


No jogo você  faz parte das Guildase,  estamos  por volta do Século XV e disputa o poder e prestígio nesta importante cidade da Europa.


Geral do jogo , no canto em primeiro plano os bairros
onde ocorre a disputa pelos melhores espaços.

O jogador recebe 5 dindin, ...15 peões que são sua família .Estes e o jogador vai posicionando  junto a guildas, também junto ao poder da nobreza e do clero. Recebe ainda  um conjunto de 24 cartas com valores de 1 a 6 que são usadas nos leilões e também recebe 5 objetivos. Destes últimos o jogador poderá  ficar com quantos desejar, pois são PV adicionais ao final da partida desde que o objetivo seja cumprido, porém ao não cumprir  perde 3 PV para cada carta não resolvida.
O tabuleiro é dividido em bairros, cada qual com uma cor representando o controle de uma guilda.


Área de influência, sempre disputada.

São então abertas 5 peças sobre o tabuleiro, cada qual com nove etapas. A partir do jogador inicial os jogadores disputam o controle de guildas, negócios, prestígio e influência nas guildas.Cada etapa é disputada por meio de um leilão, o vencedor posiciona um peão na Guilda  ou poderá colocar um peão nos negócios e receber um peça do tipo de produto produzido pela guilda. Usam as cartas que receberam ao iniciar a partida.


Peças de mercadorias produzidas pelas guildas.

Ocorrem entre as etapas, fases de marcador , quando o jogador troca as peças de produtos por dinheiro. Assim  poderá pagar pelos negócios ( prédios) nos respectivos bairros. As construções tem preços diferentes de acordo co m o bairro e proximidade dos prédios publícos e igrejas, que torna as decisões mais estratégicas. A disputa entre os jogadores segue pelos melhores prédios.

Ao final quem somar mais PV por construções próximas aos prédios públicos, igrejas e  PV que obteve no desenrolar do partida é o vencedor.






Autor : Stefand Feld;
Editora : Pegasus;
Para 3 a 5 jogadores;
Indicado para a partir dso 12 anos;
Tempo estimado 60 minutos.




Tai um breve resumo de um jogo muito bacana. O jogo é interessante, casa bem com o tema proposto, agradável de ser jogado, realmente vale conhecer.







abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário