quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nova pagina "Explicando mecânicas"

Quando rapazão... não tínhamos essa variedade de temas, títulos, mecânicas que são oferecidos hoje em dia. Mas ... lembro com muitas saudades,  naquelas noites de sábado onde nos reuníamos num grupo  de amigos,... das jogatinas do velho War. ., Supremácia....truco, poquer, sete e meio entre outros de cartas... partidas de futebol de botão!!!...entravamos na madrugada jogando. Terminava até o corujão da rede Globo e nós ainda jogando... eia, tempo bom!!!

Hoje em dia o que vemos e não faz muito tempo... é fantástico. É tanta opção, tanta variedade de titulos que fica difícil escolher.  Soma-se ainda o publico crescendo, cada vez mais gente nova chegando, descobrindo o universo dos jogos de tabuleiros. É isso mesmo ... para alguns  tudo isso é novidade, ....para outros é reviver os  jogos que conheceram no passado, ...parte da sua infância ou juventude.... do jeito que escrevi logo acima.
Mas estes recem chegados  deparam com os chamados jogos modernos, o estilo alemão ou europeu, ... junto com os jogos,  de  uma ou outra forma, acabam por se deparar  com uma infinidade de termos e nomes desconhecidos, que freqüentemente aparecem  nos fóruns, ...  o que significa isso??? ... o que é aquilo??.

Dai então resolvi escrever  ou melhor abrir esta pagina no meu blog ( olhe ai em cima), no qual  pretendo explicar estes termos, o que são e como funcionam os diferentes mecanismos. Serve para aquela pessoa que não conhece toda esta nomeclatura, poderá entender, aprender, consultar e aos poucos entender tudo que é descrito ou se lê nos diferentes fóruns, blogs, sites espalhados na NET.

Vou  freqüentemente a partir de hoje, adicionar novas mecânicas. Também deixo aberto a possibilidade de responder por meio desta pagina ou em privado, duvidas que você tenha sobre estes mecanismos.

No entanto gostaria de lembrar ao leitor, que a grande maioria dos jogos é uma somatória de mecanismos diferentes, que os autores usam  para fazer o jogo funcionar. Por exmplo, temos uma infinidade de jogos usando o mecanismo de alocação de trabalhadores,... mas o mesmo jogo pode usar outras mecânicas, como controle de área, modularidade de tabuleiros. Assim são os jogos.

Espero ajudar, acompanhe!!

Segue o link para a pagina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário