terça-feira, 17 de abril de 2012

Genji

Genji é um dos mais famosos poemas do Japão Feudal . Para a sociedade da época quebrou todos parâmetros por ser uma mulher a autora. Mas então... jogo sobre poesias, cara isso funciona??



Bom joguei e gostei.
Tudo se resume a mecânicas e ninguém sai escrevendo poesias e declamando  uma para o outro... que que é meu!!!

As ações dos jogadores são:

1- Mover o peão por  até no máximo três cartas ;
2- Fazer uma pesquisa, que consiste em trocar cartas de sua mão  por novas da reserva ou ;
3- Recitar uma poesia, na realidade coloca-la junto a uma das cartas de princesa;

A área de jogo é formada por dose cartas que representam princesas, dispostas de forma circular. Ao centro vão duas outras cartas, uma definindoo o estilo poético e a outra uma das estações do ano. Todas as cartas tem símbolos que são associados ao estilo, estação do ano e símbolos próprios das princesas.



                           Disposição das cartas, as princesas em volta eas cartas das estações ao centro e o estilo ao lado.
                                              Os diferentes símbolos ,flores ,são o que atribui valor as cartas de poesias.

Pois é justo a quantidade de vezes que um ou mais  símbolos se repetem  entre a carta da princesa, estilo, estação  e mais a poesia ( que tem símbolos também) que define a melhor poesia.

Este cenário das estações e estilo é mantido  pelo tempo que levar  para o primeiro jogador retornar para a sua princesa. Afinal ao inciar a partida cada jogador escolhe uma das princesas que se torna a sua preferida ( houve muita controversa com essa questão,  afinal tinha muito visitante indo de princesa em princesa ... tornava as coisas muito obscuras, hehehe!) . A cada rodada ele incia seus movimentos a partir desta com o seu peão e move-se para visitar as outras princesas.

Esta andança tem como objetivo chegar nas princesas que estão mais favoraies ao estilo de poesia e estação,  porém é necessárrio observar as cartas de poesias que o jogador tem em mãos  Afinal quanto mais símbolos, mais prestigiosa é a poesia.

                                                           
                                                                          Exemplo de carta de princesa ( BGG)



Sempre que o jogador tenha cartas de poesias pode recita-las ( coloca-las ) junto a princesa de sua escolha e para  onde tenha movido seu peão. Cada poesia é formada por duas cartas, uma representa o inicio de uma poesia e a outra parte o final. Uma carta de inicio pode ser posicionada junto a princesa,, sem ter a parte final, nunca o contrário.
Ao posicionar a poesia o jogador posiciona também um selo de sua cor sobre a poesia, marcando sua presença.

Nada impede de outro jogador visitar a mesma princesa e recitar nova poesia, porém deverá ser mais forte que a anterior, desta forma remove o marcador do jogador anterior e posiciona um dos seus.



Quando então um jogador  retorrnar ao seu inicio, é pontuada a rodada.( o sentido de movimento horário ou anti horário é escolhido pelo jogador ao inciar a rodada). Ocorre netão:
A- Quem possuir a poesia mais valorizada, poderá clocar seu marcador mais um dentro da caixa do jogo para pontuação final,  este recebe também a carta de estação do ano, que confere mais pontuação ao final da partida;
B- Aquele com mais marcadores seus junto as princesas também tem seus marcadores movidos para a pontuação final , os demais permanecem com as peças sobre as poesias.





                     Exemplo de uma carta de poesia, os simbolos
                 indicam qual a princesa que prefere o estilo.( BGG)

Ao final das quatro estações a partida termina, os marcadores que os jogadores colocaram na caixa , mais as cartas de estações são computadas, aquele com a maior pontuação vence.

O jogo tem a arte bem envolvida com o tema, figuras muito bonitas, mecâniica inteligente, interativo e com boa dose de rejogabilidade, Boa opção para jogo tipo família, casais.

Autor do jogo  Dylan Kirk
Publica pela Z- Man
Ano 2008
De 2 a 6 jogadores,
Idade estimada  10 anos;
Duração 45 minutos;


Vale conferir!

Abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário