quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Imprima e jogue - Cronberg


Este jogo é um imprima e jogue da Kronberg Spiele, nas pessoas de  Roland &Tobias  Goslar , ... nas minhas andanças eletrônicas pelos mundos virtuais deparei a já um certo tempo,... chamou atenção  mas ficou por isso. Somente a alguns meses ao ler alguns comentários na Ilha do Tabuleiro resolvi montar o jogo e testar.

O tabuleiro

O tabuleiro representa uma muralha medieval as peças de jogo representam as edificações no seu interior. A muralha serve como escala de PV, ...chamo atenção para algo peculiar,  a escala tem valores negativos,  o que é incomum, diria o Brass é outro que tem  e que lembro agora. Esta parte da escala pode ser usada com certa facilidade, tem um limite de até menos 15.

Bom o jogo é simples, rápido e fácil de explicar , mas bem estratégico e divertido, ... digo inclusive que é muito importante travar o jogo dos demais jogadores sempre que possível, ..nada de ser muito diplomático, afinal se alguém disparar n partida e pontuar bem é muito difícil  buscar este jogador e ele  poderá jogar o resto da partida sem se preocupar em pontuar, apenas perturbar a jogada dos demais jogadores.

Dentro das muralhas a cidade é dividida em áreas representando triângulos:
- alguns com praças ( maioria) que duplicam o valor da pontuação feita pelo jogador ;
, outros com um brasão de armas que torna valores negativos em positivos;
- é o mosqueteiro que obriga a retirada de marcadores dos jogadores junto a peça que esta sendo pontuada;

A interseção das ruas  é onde são colocados os marcadores, sempre que o espaço esteja vazio. As peças de edificações tem o formato de um losango  e acabam ao serem posicionados ocupando sempre dois triângulos e uma cidade.

As ações são :

1- posicionar uma edificação, sobre as áreas triangulares;
2- posicionar um marcador de sua cor em uma interseção, este é chamado de membro da família;

Então a brincadeira consiste em posicionar ou edificações ou  marcadores. Desta forma  tentando ocupar da melhor forma possível cada área e de acordo com o valor da edificação ( em cada vértice da peça de edificação em formato de losango existe um valor numérico), porém se a peça for de cor bege é positivo , se for vermelho é negativo, ... dai a importância  das áreas da cidade que invertem valores.

Sempre que um membro da Família ( marcador)  é cercado, (quando não é mais possivel posicionar um losango ) é feita a pontuação, que é somatória de valores adjacentes ao marcadores. Neste momento ocorrem asa seguintes situação:




Observem os valores, nos vértices, são os PV


1- se as cores forem bege, a pontuação é toda positiva;
2- se uma área  de parque ( do tabuleiro fizer parte da área pontuada, o valor dos PV é dobrado;
3- se houverem  edificações vermelhas o jogador pontua negativamente;
4- se houver um brasão  de armas esta pontuação é invertida;
5- se houverem um misto de bege e vermelho é feita a somatória e deduzido  os valores das edificações vermelhas adjacentes ( vértices);

Assim que não houverem mais espaços no interior da muralha a partida termina, vence quem somou mais PV na escala... tem quem fica negativo em PV.

O jogo  comporta de 2 a 4 jogadores,
Duração da partida de 15 a 25 minutos;
Idade indicativa a partir dos 10 anos;

espero que também gostem do jogo.

abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário